segunda-feira, 21 de março de 2011

Como construir um Curriculum Mortis (em 10 lições)


Com certeza você já deve ter falado de Curriculum Vitae, mais será que já ouviram falar em Curriculum Mortis. Marcos Mendes em seu blog compartilha 10 lições para montar um Curriculum Mortis (baseado em casos reais). Gostaria de compartilhar com vocês também. Ele fala o seguinte — para a pessoa construir um Curriculum Mortis ela deve:

  1. Mudar de empresa a cada 6 meses. Vemos profissionais com 5 anos de profissão e quase 10 empresas no currículo. Promiscuidade similar, somente em micaretas.

  1. Negociar com uma empresa enquanto já estiver empregado em outra para conseguir uma oferta salarial melhor e então usar esta oferta para conseguir um aumento na empresa original. Leilão de salário.

  1. Faltar no trabalho e mentir sobre o motivo. E haja tias e vós mortas para justificar estas desculpas.

  1. Não investir nenhum tempo pessoal para se atualizar na profissão. Vemos profissionais com 20 anos de experiência (em fazer a mesma coisa errada).

  1. Gastar 40 minutos diários nos cafés e conversas de corredor.

  1. Se intitular pleno após colocar o primeiro projeto em produção. Para pensar, a palavra plenitude, no dicionário, significa: “s.f. Estado ou qualidade do que está completo, cheio, inteiro. Totalidade.”

  1. Se intitular sênior após colocar o segundo projeto em produção.

  1. Se intitular Mestre Jedi após colocar o terceiro projeto em produção.

  1. Se certificar sem nunca ter trabalhado com o assunto alvo da certificação (e ostentar esta certificação na assinatura do seu email para todos).

  1. Manipular e usar indevidamente o trabalho dos colegas de profissão para agradar e ganhar o respeito dos chefes.


FONTE: http://blog.marcomendes.com

Um comentário: