quarta-feira, 16 de março de 2011

Qual fonte e tamanho da letra que devo usar no currículo?

AAA

Muito se fala a respeito de qual o tipo fonte e o tamanho que se deve usar no currículo.  Segundo o site http://carreiras.empregos.com.br, onde Fabiano Caxito autor do artigo “Currículo é bem mais do que tudo o que você sabe fazer” explica que, o currículo deve ter uma boa apresentação: papel de qualidade, branco, liso e em formato A4, ele salienta ainda que a uma frase de Henry Ford onde ele diz o seguinte: o modelo T, que popularizou o carro, podia ser comprado em qualquer cor, desde que fosse preto. No caso da cor da fonte usada no currículo, vale o mesmo: preto é sempre o indicado. Já a fonte escolhida deve ser simples como Times New Roman, Arial ou Verdana, com tamanho entre 10 e 12. Menor que isso, fica ilegível e cansa.

24 comentários:

  1. Muito boa dica, mais o titulo pode ter o mesmo tamanho do texto?

    ResponderExcluir
  2. Bastante útil. Lembrando que o mesmo corpo da fonte Arial (melhor para imprimir) é visualmente maior, mais legível, que o Verdana, além de ser exposto em linhas levemente mais curtas. Sugiro testar Arial 11 comparando com Verdana 12, que entendo, equivalentes. Maurício Chagas.

    ResponderExcluir
  3. TEM ALGUM PROBLEMA O CURRÍCULO SER EM CAIXA ALTA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem a intenção de interpretar um berro com seu chefe antes mesmo de conhece-lo problema algum :)

      Excluir
    2. HUSAHUSAHUSAHUSAHUSAAHSUHUSAHUASHUSAHUSAHUUSAHHUSAHUSASHUA

      Excluir
  4. Legal . Gostei muito da dica e me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  5. quero deixar tudo em uma so pagina , mais ta dificil oque devo fazer ? diminuir a fonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema ter mais de uma página, desde que respeite o contexto, tenha coerência. Não precisa ter, por exemplo, que você tem um curso de geografia, se o que você busca é uma vaga de vendedor. Retirar os excessos, além de deixar mais leve e aparentemente mais agradável, talvez o levará a uma página só. Mas, repito que, se mesmo retirando os excessos você precisar utilizar duas páginas, não tem problema.

      Excluir
    2. Não tem problema ter mais de uma página, desde que respeite o contexto, tenha coerência. Não precisa ter, por exemplo, que você tem um curso de geografia, se o que você busca é uma vaga de vendedor. Retirar os excessos, além de deixar mais leve e aparentemente mais agradável, talvez o levará a uma página só. Mas, repito que, se mesmo retirando os excessos você precisar utilizar duas páginas, não tem problema.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei, muito obrigado. Eu tinha pego outros tipos de fonte, agora já sei qual usar!

    ResponderExcluir